A Banda

O grupo Acadêmicos do Rock surgiu quando alguns professores universitários decidiram formar uma banda especializada em pop e rock dos anos 1980, 1990 e 2000. Além de trazer à lembrança um período efervescente do rock nacional e internacional, o Acadêmicos do Rock reconhece o valor histórico e cultural do recorte temático-musical escolhido, inserido na época que representou, no caso do Brasil, o processo de redemocratização nacional, após o período de governo militar. Nesse contexto, o rock brasileiro assumiu duas feições muito nítidas: a da estrita contestação política e a da livre expressão dos interesses da juventude, muitas vezes com o uso de um discurso irônico e iconoclasta. Ambas as feições apontam para a legitimação de um novo momento na história política e social do Brasil, sinalizando ideias afins, a saber, a rejeição do recente passado militar e a possibilidade de construção de uma nova sociedade, ideologicamente elaborada na constituição de 1988.

Formado em 2009, as primeiras apresentações do Acadêmicos do Rock aconteceram em espaços internos das faculdades em que os integrantes trabalhavam, tendo como público predominante estudantes e professores universitários. Com a boa repercussão na comunidade acadêmica, ainda naquele ano, o grupo expandiu sua atuação ao realizar apresentações em casas de show comerciais de Belo Horizonte, novamente com excelente aceitação por parte do público.

Música, história, entretenimento e cultura. Para o Acadêmicos do Rock, essas dimensões relacionam-se entre si e orientam sua proposta, oportunizando ao próprio grupo e ao público uma experiência musical consciente e de qualidade.